Investigação e Inovação em Turismo

Coordenação

João Albino Silva– Coordenador setorial do Think Tank da PNT para a Investigação e Inovação em Turismo

Carlos Costa – Presidente da Direção da PNT

Centros de investigação convidados

Alexandre Guedes – CETRAD

Antónia Correia – Colab Kipt

Eduardo Brito Henriques – CEG

Fernanda Olival – CIDEHUS

Norberto Santos – CEGOT

Patrícia Pinto – Cinturs

Paula Remoaldo – Lab2PT

Rui Costa – GOVCOPP

Organizações convidadas

Bernardo Trindade – AHP

Carlos Moura – AHRESP

Francisco Calheiros – CTP

Objetivos

A PLATAFORMA NACIONAL TURISMO (PNT) é uma associação, constituída por pessoas, associações empresariais, organizações, empresas e instituições de ensino superior, que, ancoradas numa plataforma cívica, sob a forma de um “think tank”, tem por objetivo trabalhar em conjunto com vista ao desenvolvimento, qualificação e valorização do Turismo em Portugal e além fronteiras, e promover a criação de formas de turismo sustentáveis e inclusivas, que contribuam para a promoção da paz, da qualidade e felicidade de vida das pessoas e das comunidades locais. (Artº 1º, ponto 2 dos Estatutos da PNT)

No âmbito das suas funções a PNT é responsável pela criação de Think Tanks setoriais que têm por objetivo promover a reflexão sobre questões e assuntos com interesse para o turismo nacional e internacional.

O turismo enquanto atividade económica que resulta de inter-relações entre múltiplos fatores, compreendendo não apenas os que estão presentes no mercado turístico, mas ainda todos os que envolvem e interagem com outras dimensões, como a globalização, as alterações climáticas, o território, o meio ambiente, as dinâmicas sociais e culturais e os quadros jurídico- institucionais, entre outros, justifica a necessidade de um conhecimento científico em torno deste sistema complexo e dos múltiplos fatores determinantes do seu crescimento e impactos.

O Think Tank para a Investigação sobre o Turismo integra membros investigadores da área do turismo e organizações das áreas da produção e transferência de conhecimento, e tem os seguintes objetivos:

  1. Potenciar a reflexão coletiva sobre a base de conhecimento de suporte ao desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconómico na área do turismo.
  2. Identificar os desafios societais e oportunidades para a investigação e inovação no turismo, e contribuir para respostas fundamentadas e inovadoras de forma colaborativa.
  3. Potenciar novos conhecimentos e novas centralidades para a valorização turística de Portugal no mundo.
  4. Contribuir para um contexto de desenvolvimento sustentável e responsável dos territórios portugueses.
  5. Contribuir para a valorização científica, cultural, social e económica do património e cultura portuguesa.
  • Contribuir, através das atividades turísticas, para o reforço da competitividade económica, sustentabilidade ambiental e coesão social da sociedade portuguesa.

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