Cultura, Património e Criatividade

Coordenação

Alexandra Rodrigues Gonçalves – Coordenadora setorial do Think Tank da PNT para a Cultura e Património

Carlos Costa – Presidente da Direção da PNT

Investigadores convidados

Ana Maria Ferreira – Universidade de Évora

Patrícia Remelgado – pporto

Eduardo Brito Henriques – IGOT – Universidade de Lisboa

Luís Mota Figueira – Instituto Politécnico de Tomar

Lénia Marques – University of Rotterdam

Noémi Marujo – Universidade de Évora

Rui Carvalho – ISLA Santarém

Norberto Santos – Universidade de Coimbra

Ana Sousa – Universidade do Porto

Organizações convidadas

ACESSO CULTURA – Helena Barranha (Presidente)

APOM – Associação Portuguesa de Museus – João Neto (Presidente)

ICOMOS Portugal: Soraya GENIN (Presidente CA)

SPIRA – Catarina Valença Gonçalves (CEO)

Objetivos

A PLATAFORMA NACIONAL TURISMO (PNT) é uma associação, constituída por pessoas, associações empresariais, organizações, empresas e instituições de ensino superior, que, ancoradas numa plataforma cívica, sob a forma de um “think tank”, tem por objetivo trabalhar em conjunto com vista ao desenvolvimento, qualificação e valorização do Turismo em Portugal e além fronteiras, e promover a criação de formas de turismo sustentáveis e inclusivas, que contribuam para a promoção da paz, da qualidade e felicidade de vida das pessoas e das comunidades locais. (Artº 1º, ponto 2 dos Estatutos da PNT)

No âmbito das suas funções a PNT é responsável pela criação de Think Tanks setoriais que têm por objetivo promover a reflexão sobre questões e assuntos com interesse para o turismo nacional e internacional.

O Think Tank para a Cultura, Património e Criatividade integra membros investigadores da área do turismo e organizações da área da cultura e património, e tem as seguintes linhas de trabalho:

1. Discutir questões associadas à cultura, ao património e às indústrias culturais e criativas, na sua interface com o setor do turismo.
  2. Contribuir para a promoção da cultura, e do património nacionais.
  3. Assegurar que existe uma consciência crítica no que concerne a um desenvolvimento sustentável entre o turismo, a cultura, o património e a criatividade.
  4. Contribuir para que o turismo proteja e enalteça a cultura, o património e a criatividade, bem como contribua para o desenvolvimento e a promoção da qualidade de vida das populações locais.
  5. Desenvolver propostas de parcerias e uma visão conjunta entre a cultura, o património e o turismo.